terça-feira, 9 de outubro de 2007

Ilustração Cientifica - Aquarelas

Neste semestre estou tendo aulas de ilustração cientifica na unb...
faz um bom tempo que esperava por essa materia e finalmente consegui, estu bastante empolgada com isso porque desde pequena tenho sido cercada por essa arte. Agradeço a presença da Laure e seus livros de bichos e plantas que me encantam até hj.

Hoje pintei a minha primeira flor amarela; comecei desenhando a flor com láipz, os contornos mais finos possiveis, mas mesmo assim acabou ficando um pouco grosso demais... essas delicadezas se pegam com o tempo.
logo fiz uma grisaille, tecnica onde se pinta primeiro em escala de cinza, as sombras e volumes da figura para colocar a veladura de cor depois.

foram muitas camadas de tinta, comecei com o cadmiu lemon, depois usei o cadmiun yellow e depois apenas uma pontinha de vermillion para escurecer o amarelo... adoro a sutileza das aquarelas.
o resultado até que nao ficou ruim (maneira francesa de se espressar... segundo uma amiga minha), postarei na tintavenosa assim que instalar o meu scanner.

Marcos (o prof. depois falo mais sobre ele) nos deu como referencia o Keith West,aquarelista inglês, que trabalha especialmente com ilustração botanica.
alguns de seus livros esta no oline reader do amazon http://www.amazon.com/gp/reader/0881923508/ref=sib_dp_pt/105-6523073-9058020#reader-link
e http://www.amazon.com/gp/reader/0881923729/ref=sib_dp_pt/105-6523073-9058020#reader-link
tem otimos reviews dele pela web, mas pouquissimas imagens, como que de qualquer jeito é melhor comprar um desses livros.. ja esta na lista.

Nenhum comentário: